segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Influência da Escola Americana

Durante a Ditadura Militar, o rádio, televisão e jornais eram utilizados de forma a gerar uma imagem positiva a respeito do governo, apesar da situação caótica que reinava no país. E isso se deve grandemente à presença norte-americana no Brasil - como já falei anteriormente - que influenciava não somente na economia, mas também nas expectativas da comunicação.

Apesar de ser da década de 30, as teorias da Escola americana se aproximam muito desse anseio da "manipulação" dos civis que os militares desejavam.

A primeira teoria a ser estudada é a Teoria da Agulha Hipodérmica. Segundo ela, toda a sociedade responde ao processo de comunicação através do princípio estímulo -> resposta. Dentro do contexto entre-guerras e regimes totalitários ao redor do mundo se imaginava que, o isolamento físico e normativo do indivíduo na massa fazia com que ele fosse manipulável pelos meios de comunicação. Que independente do contexto do indivíduo, a mensagem que ele recebesse seria captada e devidamente compreendida. E não é exatamente isso que a Ditadura no Brasil supunha também?

Não havia democracia. As torturas,mortes e prisões se davam aos montes pelo país, e os mass media, após a legalização da censura, só mostravam coisas boas do Governo, numa tentativa de alienar a população do caos da realidade.

Entretanto, ao continuarmos estudando as teorias da Comunicação, vemos que não é bem assim que as coisas acontecem. O processo comunicacional é muito mais complexo e peculiar do que pensavam ser. E a prova disso foi o fato de que a grande maioria da população, ao se deparar com a terrível situação do país, não se deixaram convencer do que os meios de comunicação apresentavam, mas sim, tinham convicção do imenso problema do país que estava diante de seus olhos.


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