quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O mito do Brasil Grande

O milagre econômico brasileiro apareceu em 1967, se consolidando no ano seguinte, e foi fruto da política de "afrouxar as rédeas" na economia. As pessoas podiam ter crédito fácil para consumo de bens duráveis produzidos pelas multinacionais. E isso levou a um crescimento acelerado da indústria.

Realmente, o Brasil se desenvolveu muito tecnologicamente durante o período. Entre 1968 e 1970, microondas interligavam todo o território nacional. Houve uma grande expansão das multinacionais e valorização dos procedimentos técnicos. Entretanto tudo isso se deu às custas de muito empréstimo, que gerou uma forte dependencia econômica, alta inflação, arrocho salarial, exploração dos trabalhadores, etc.

Paralelamente à isso, a repressão e censura inundavam o país. Mas as imagens do país, apresentadas pelos meios de comunicação, só apresentavam o Brasil Grande, o Brasil Forte. E juntamente disso estava aliada a idéia da Segurança Nacional, que levou à criação de slogans muito marcantes da época, como "Brasil. Ame-o ou Deixe-o". E também reforçando o mito do Brasil Forte: "Ninguém mais segura esse país". Além de usarem as cores da bandeira associadas às palavras Ordem e Progresso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário